domingo, 27 de julho de 2014

Sailor Moon: do Classic ao Crystal!


Sailor Moon, uma série talvez não muito apreciada aqui no Brasil pelos machistas de plantão, mas definitivamente um clássico da extinta TV Manchete que conquistou o coração de muitos brasileiros e brasileiras dispostos a castigar o mal "em nome da lua".



Mangá de Sailor Moon, sendo lançado no Brasil pela JBC


Sailor Moon é mangá criado pela japonesa Naoko Takeuchi (casada com o grande Yoshihiro Togashi, mestre por trás de Yuyu Hakushô e Hunter x Hunter), que foi publicado de 1992 a 1997 e rapidamente ganhou sua versão em anime, cerca de um mês depois do lançamento do mangá.

Os personagens de Hunter x Hunter e Yuyu Hakushô, dois blockbusters japoneses


Enquanto no Japão o anime terminava em 1997, aqui no Brasil o anime começava a ser exibido em 1996. E fez um tremendo sucesso, apesar dos diversos cortes e reprises efetuados pela TV Manchete (lembro-me de que só fui ver o episódio em que a Sailor Júpiter aparece já na atual Era dos Fansubs).

Abertura de Sailor Moon Classic

Com a falência da TV Manchete, Sailor Moon ficou parada no tempo, com sua fase seguinte "Sailor Moon R" sendo aguardada ansiosamente, mas sem muitas esperanças. Até que o Cartoon Network anunciou a estréia da fase R, em 2000. Apesar da tão esperada estréia, Sailor Moon R gerou a revolta dos fãs devido à "redublagem".

Eu sinceramente era muito novo quando Sailor Moon Classic (como chamam a primeira fase, exibida na Manchete) foi exibida, e realmente não notei a diferença nas vozes quando assisti a fase R quase 3 anos depois.

Transformação das Sailors na dublagem da Manchete e do Cartoon


O Cartoon Network também trouxe nos anos seguintes as fases S,  Super-S e finalmente a última fase "Sailor Moon Stars", em 2002.

Faz muito tempo e não lembro o porquê, mas a Fase Super-S foi uma das que mais gostei. Gostei de toda aquela parada de Pégaso, Chibi Moon, Espelhos da alma, Cristal dourado e Palhaços demoníacos.

A Fase Stars, assisti com certa melancolia. A última fase. E a própria animação que, pelo menos eu tinha essa impressão de estar um pouco mais "cinza", dava um ar de melancolia, de despedida. A trilha sonora também. O que são as Sailors Starlight cantando "Nagareboshi e"? (Joguem no google/youtube)

A própria abertura em Japonês já traz uma espécie de agrado final ao fã. Todas as aberturas de Sailor Moon possuem a mesma música "Moonlight Densetsu", exceto a de Sailor Moon Star.

Todas as aberturas de Sailor Moon em japonês


Anos depois, já na Era dos Fansubs, onde a Internet tornou tudo que é mídia japonesa fácil de encontrar, me deparei com "isso":



Sim, me deparei com "isso", no tom pejorativo mesmo. Foi o que por algum tempo eu repeti pra mim mesmo até que, por falta talvez do que fazer ou assistir (Será que eu estava de férias? Não me lembro), eu acabei baixando o tal Pretty Guardians Sailor Moon Live Action



Foi quando descobri que o tal Live Action era mais fiel ao mangá do que o anime, coisa que eu não sabia pois nunca havia lido o mangá (apesar de o Live Action, ao longo dos episódios, também se distanciar do mangá).

Foi quando também eu mordi minha língua por ter considerado o Live Action "isso". Episódio após episódio, aquelas personagens já conhecidas davam espaço para atrizes cativantes, e que apesar das roupas toscas, das perucas ridículas e dos gráficos de transformação "vergonha alheia" havia uma história muito divertida, viciante e até emocionante sendo contada (acho que chorei em algum episódio, não me lembro bem).

Terminei de ver o Live Action, e mais uns aninhos se passaram sem Sailor Moon em minha vida. Até que, há mais ou menos 1 mês, foi lançado no Japão "Sailor Moon Crystal".


E o que faz Sailor Moon Crystal valer a pena? Além da melhora impressionante da animação e da nova transformação em computação gráfica (que eu adorei, apesar de fazer falta a musiquinha de transformação da fase Classic)? 

Bem, o roteiro.

Sailor Moon Crystal diferente do antigo anime - que era completamente diferente do mangá - e será baseado 100% no mangá.

Para alguém como eu, que gosta de Sailor Moon e nunca leu o mangá, poder ver o anime fazer esse favor somada com toda a tecnologia de animação atual vai ser colírio pros olhos.

Ainda planejo ler o mangá (em japonês, guardado em algum lugar do meu computador), talvez durante as férias de fim de ano, quem sabe.

Os episódios (infelizmente) estão sendo lançados de 2 em 2 semanas. O episódio 2 foi exibido nessa semana que se passou.

Bem, pra quem ainda não viu os episódios, um aperitivo pra incentivar: saca só a transformação!


That's just abso-fuckin-lutely awesome!




Nenhum comentário:

Postar um comentário