domingo, 20 de julho de 2014

O Mercado da Beleza Artificial



A cantora húngara Boglárka Csemer, mais famosa pelo nome Boggie, saiu do nacional para o internacional em Janeiro 2014 com o videoclipe Nouveau Parfum (Novo Perfume), versão francesa do original húngaro Parfüm.






O clipe faz uma crítica ao padrão de beleza artificial - devido aos diversos retoques das ferramentas de edição de imagem - disseminado pela mídia. Tal mensagem foi muito disseminada pela GlobalDemocracy.com com o vídeo Body Evolution que encorajou uma introdução de um "Aviso Obrigatório" sobre a presença de retoques em imagens.



Tanto em Nouveau Parfum como em Body Evolution, uma divisão da tela compara o antes e depois das personagens, mostrando o quão drasticamente diferente é o resultado final do retoque.

Na versão francesa da música, Boggie lista várias marcas de perfume e se pergunta qual ela deveria escolher, por que deveria escolher e se é realmente ela que está escolhendo ou se "alguém (mídia)" está impondo esta escolha".

A isso Boggie responde com o lindo trecho "Je ne suis pas leur produit / De beauté, d’préciosité / Ils ne peuvent pas me changer" - "Eu não sou um produto de vocês / A beleza, a preciosidade / Isto não pode mudar quem eu sou"

A música original húngara (abaixo) não possui a mesma crítica, o que explica o sucesso da versão francesa.




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